Antena 1 RDP Madeira das 15 às 16 horas.
domingo, 13 de abril de 2008
Dietas
A percepção e a descodificação que fazemos da nossa auto-imagem é fundamental para a nossa auto-estima e o nosso comportamento social e pessoal.
Queiramos ou não, ao observarmos a aparência de uma pessoa retiramos de imediato uma gama de informações (talvez algumas precipitadas) significativas:
sexo, idade, raça, nivel sócio-económicos e outros. De igual forma, diversas emoções e sentimentos podem ser projectados ou inspirados nesta imagem: simpatia, antipatia, desejo, aconchego, rejeição e outros.
Ao chegar o verão, onde os corpos estão mais expostos, cresce a procura por todo o tipo de produtos para emagrecer.
A procura é tanto maior, quanto maior for a promessa de kilos perdidos num curto espaço de tempo.
Por mais que uma mudança fisica possa promover um aumento de auto-estima e de bem-estar pessoal, é importante que se faça essa avaliação para que se tenha consciência de que o processo de transformação fisico é um, e o processo de mudança psicológico é outro.
Muitos não têm consciência das suas próprias emoções e procuram avidamente uma transformação que se dê de fora para dentro, e os liberte do contacto com angústias e motivações subjectivas.
Antes de tomarmos decisões que possam por em risco o nosso bem-estar, quer fisico quer psicológico,há que ter em conta que qualquer dieta deve ser acompanhada por um endocrinologista,nutricionista e claro está um psicólogo.
Maioria das pessoas precisam de se conhecerem, e de descobrirem a causa do seu sofrimento(angustia, tristeza, ansiedade)), para que depois consigam fazer mudanças nas suas vidas.
Aí sim, uma mudança de "dentro para fora".
Para ser bem sucedida numa dieta, há que,procurar ajuda.
Este, é o primeiro passo!.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Mais um tema do nosso dia a dia excepcionalmente bem tratado. Parabéns!
olá anónimo!
achámos importante abordar este tema, particularmente por estarmos na altura certa do ano, para alertar para o perigo das dietas "loucas" e suas consequências.
Ainda bem que gostou.!
Continue a participar!
Enviar um comentário