Antena 1 RDP Madeira das 15 às 16 horas.

X

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Rivalidades no Desporto


O Fanatismo de alguns adeptos por futebol não é novidade.
É histórico e costuma provocar muitas discussões,
seja em jogos de futebol ou até mesmo entre amigos ou casais.
Mas, no entanto, existem explicações sociais e psicológicas para essa paixão exagerada.
O fanatismo pode ser mais forte no futebol.
E um dos motivos para isso é a identificação com os vários clubes de futebol.

A identificação com um determinado clube pode vir de familia - no caso de um pai ser de um determinado clube e que influencia o filho.
No caso do futebol, há um lado social nisso tudo,devido ao facto do futebol ser um desporto de massa.

As manifestações de entusiasmo com o futebol podem não trazer consequências graves nem significar problemas.Mas também podem ser negativas e até mesmo patológicas. A paixão por um clube ultrapassa os limites do que é saudável quando começa a trazer sofrimento para o adepto, como no caso em que pessoas ficam deprimidas porque o seu clube perdeu um jogo.

Quando acontece uma situação em que há sofrimento por parte do adepto pode haver por detrás uma questão maior, que se manifestaria através de alguma área, não necessariamente na forma de algo relacionado ao futebol.Qualquer pessoa que chegue a um extremo de fanatismo deve parar e reflectir se aquilo é tão importante assim.

Situações de violência são também um extremo do que pode vir a significar o fanatismo.Estas "lutas" entre adeptos são incentivadas pela rivalidade comum aos adeptos de clubes diferentes e que atiça ainda mais a vontade de defender o seu clube.

É comum que, quando várias pessoas se juntem, tendam a agir de uma maneira diferente da que agiriam se estivessem sózinhas,o que caracteriza uma espécie de catarse colectiva.

Uma coisa é o comportamento individual. Outra é o que cada um de nós faz quando todas as pessoas estão a fazer. Quando a pessoa está num grupo maior,sente-se legitimada a ter um comportamento que normalmente não teria,isto pode ir desde comportamentos de envolvimentos fisicos como também de insultos.

Claro que o entusiasmo dos adeptos pode influenciar de uma forma positiva o desempenho dos jogadores quando actuam em campo.

Hoje em dia,cresce a tendência das pessoas irem para os campos de futebol "descarregarem" as tensões e emoções do dia a dia,havendo como que uma necessidade de interacção social , em vez de se divertirem e viverem de uma forma saudavel o desporto.

Sem comentários: