No programa de hoje continuaremos a falar da lei do divórcio, mas não podemos deixar de fazer referência à efeméride que hoje se assinala.
O Dia Mundial da Voz.
Instrumento de trabalho de todos nós, particularmente importante para algumas profissões, como os professores, cantores e locutores.
Aqui ficam, então, algumas dicas.
O que prejudica a Voz?
Tabaco
Existe evidência científica quanto aos efeitos do tabaco na laringe, nomeadamente às alterações morfológicas e funcionais que ocorrem nas pregas vocais e consequentemente originam uma má qualidade vocal.
Álcool
O consumo diário de álcool, principalmente de bebidas destiladas, como o brandy, wisky e aguardentes, levam ao mesmo conjunto de acontecimentos, descritos anteriormente.
Cafeína
Esta substância, existente no café, chá e coca-cola, tem um efeito de desidratação das mucosas do tracto vocal.
Poluição
A exposição prolongada, face à inalação de vapores tóxicos, (provenientes de fábricas, oficina de automóveis, limpezas domésticas), do pó (das casas; escola, como o pó da utilização de giz e respectivo apagador) e dos fungos e bolores de objectos guardados há muito tempo, em locais pouco arejados; podem constituir agentes agressivos paras as mucosas do nariz, faringe e laringe.
Diferenças de Temperatura
Locais com diferentes temperaturas, como a utilização de câmaras frigoríficas, ou espaços de temperatura elevada com menor (ar condicionado) ou maior grau de humidade (estufas); levam à desidratação das mucosas do nariz, faringe e laringe; estimulando a ocorrência de pigarreio.
Bebidas quentes e geladas
A temperatura do nosso corpo é constante, mas sempre superior àquela existente numa bebida fria/gelada como a água, cerveja ou leite provenientes do frigorífico, provocando uma vasoconstrição da região faríngea e laríngea e assim uma diminuição do lúmen dos espaços de ressonância (limitando amplificação da voz).
Stress
Situações geradores de stress, cansaço, tensão muscular, espasmos musculares, palpitações, suores, etc. acabam por influenciar negativamente a qualidade de voz.
Mau uso e/ou Abuso Vocal
Gritar, falar muito (com poucas pausas), falar muito alto, falar depressa demais, ausência de entoação de melodia (voz monocórdica) .
Sinais de alerta
Sensação de esforço, de secura, de comichão, de queimadura, de corpo estranho na garganta, fadiga vocal (fonastenia), rouquidão progressiva e/ou persistente por mais de 2 semanas, dor persistente na garganta ou durante a deglutição, aparecimento de uma "massa" no pescoço, pigarreio constante; que ocorrendo com alguma frequência, poderão ser indicativos de patologia vocal.
Cuidados a ter com a Voz
Manter uma voz saudável, requer alguns cuidados diários:
Hidratação: beba água, em pequenos golos, ao longo do dia, à temperatura natural (2l/dia);
Faça gargarejos com uma solução salina em água tépida;
Lave as fossas nasais com soluções aquosas (como o soro fisiológico) ou vaporizações diárias;
Reduza a ingestão de bebidas como o álcool, café, bebidas com cafeína, chá preto e bebidas gaseificadas e o consumo de pastilhas à base de menta, que podem provocar desidratação;
Não fume, evite frequentar ambientes com fumo;
Evite ambientes com ar condicionado;
Faça repouso vocal, após o uso prolongado de voz ou uso vocal de intensidade muito forte;
Utilize uma articulação adequada e velocidade de discurso moderada;
Evite usar a voz (em duração e intensidade) sempre que esteja “constipado”, ou em crises de alergias;
Reduza o consumo de condimentos na alimentação (como o piripiri).
Xana.
Sem comentários:
Enviar um comentário