Todos nós que já somos pais, ficamos "perdidos" cada vez que um filho(a) nos aborda com a pergunta mais temida: Por onde nascem os bebés? Como se fazem os bebés?.
Responder às perguntas que as crianças fazem sobre o sexo, é uma das responsabilidades que os pais mais receiam. No entanto é um assunto que não deve ser evitado. O sexo faz parte da vida. Por esse motivo, embora deva ser abordado com cautela, não deve ser ignorado ou mal explicado.
É respondendo às perguntas que as crianças colocam sobre sexo, que os pais podem ajudá-las a viver de uma forma salutar a sua própria sexualidade evitando futuros comportamentos negativos.
É óbvio que, o ter ou não à vontade para "falar" de sexo com os filhos está intimamente relacionado com a educação que tivemos e da forma como nós mesmos vivenciámos a nossa própria sexualidade.
É dificil os Pais reconhecerem, mas os filhos como seres humanos que são, são também seres sexuais. Desde bebé que surge a curiosidade sobre o seu corpo (auto-exploração do corpo), sendo esta curiosidade saudável e normal fazendo parte do desenvolvimento da criança. Os bebés tocam-se sem qualquer pudor e maldade. Aqui entra um factor muito importante no futuro desenvolvimento do comportamento sexual da criança, que é a atitude dos pais face a este comportamento normal de auto-descoberta do corpo, isto é, a reacção dos pais indicar-lhes-à se as suas acções são ou não aceitáveis.`
É fundamental que mais tarde, as crianças não devam ser envergonhadas ou repreendidas por mostrarem interesse pelo seu próprio corpo, mas sim dar-lhes a conhecer que embora os faça sentir prazer-este deverá ser pessoal e reservado.
Como sabemos a dificuldade que os Pais ou Cuidadores têm em dar resposta a determinadas perguntas que todas as crianças fazem em determinadas etapas do desenvolvimento, aqui deixamos algumas dicas de auto-ajuda aos Pais:
- De onde veêm os bebés?
Nada como adequar as respostas à idade da criança para evitar confusões.
Dependendo da idade e até aos 6 anos da criança poderá dizer-lhe que o bebé nasce de um ovo que está na barriga da mãe e que o pai ao pôr uma sementinha na barriga da mãe estes vão juntar-se (a semente com o ovo) e que poderá sair ou pela vagina ou pela barriga.
Não há necessidade de explicar o acto de fazer amor, já que as crianças muito pequenas não serão capazes de entender o conceito.
-É importante que os Pais a partir dos 3/4 anos começem a chamar os orgãos genitais pelos verdadeiros nomes: Vagina e Pénis.
-A aprendizagem sobre o sexo tem de ser um processo cumulativo, ou seja, deverá ser ensinado à criança aquilo que precisa de saber, à medida que vai crescendo e fazendo as perguntas.
-Não se deve explicar aos filhos tudo sobre o sexo de uma só vez. É necessário respeitar o processo de amadurecimento psicológico da criança, respondendo de uma forma natural satisfazendo a curiosidade da criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário