Considerada como uma das profissões mais stressantes, a actividade judicial, é uma a actividade muito desgastante , devido à sobrecarga de processos a ser julgados, o peso emocional do julgamento bem como os conflitos entre os valores profissionais e os pessoais.
Obviamente que as caracteristicas de personalidade de quem julga, o modo de reagir à vida(muitas vezes não é o acontecimento em si, mas a maneira como cada um o interpreta) também interfere no modo como se lida com o stress.
O stress profissional interfere na qualidade de vida, modificando a maneira como o individuo interage nas diversas áreas da sua vida. Logo, uma das áreas que sofre altissimos prejuizos é a familiar. O pouco tempo dedicado à familia, em função do alto investimento no trabalho, acarreta a falta de suporte e apoio quando necessário.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa - ser JUIZ - não é tarefa fácil.
Como sabemos o "peso" da responsabilidade de termos a nosso cargo o "poder" de decidir sózinhos o destino da vida de uma pessoa e das que a rodeiam - é extremamente stressante. O não poder partilhar com ninguém, o conteúdo dos processos e não poder "trocar" experiências ou ideias com outros colegas, faz-nos sentir angustiados, ansiosos e com tendência a isolarmo-nos.
Ser Juiz, significa estar só.......não fosse o acto de julgar um acto solitário.
3 comentários:
Parabéns pelo programa!Finalmente um tema muito bem estruturado que aborda o lado humano e dificil de ser juiz.Normalmente esta profissão tem sempre uma conotação negativa, ninguém ou poucas pessoas conseguem ter esta sensibilidade para ver o homem por detrás do juiz.Não é fácil ser juiz...eu que o diga.já fazia falta um programa como este na antena 1.Um programa que faz pensar!
Muito obrigada, anónimo.
É exactamente esse o conceito que eu tenho de "rádio". Fazer com que as pessoas gostem ou não gostem.
Mas que PENSEM no ASSUNTO..
Continue a participar no blog e/ou no programa.
Acredite que são, ambas, ajudas PRECIOSAS.
Obrigada.
Xana.
Enviar um comentário