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terça-feira, 3 de junho de 2008

Geração Net










Quase metade das crianças até aos 12 anos tem televisor no quarto.

As crianças portuguesas entre os 7 e os 12 anos gerem cerca de 5,6 milhões de euros por ano através de mesadas ou semanadas, o equivalente aos lucros diários dos quatro maiores bancos privados, e influenciam cada vez mais as escolhas de consumo dos pais.

Segundo um estudo da agência de meios Consumer Insight OMG, as crianças metem a colherada em muitas das escolhas lá em casa:

80% das marcas adquiridas pelos pais são influenciadas pelas crianças.


Na compra de automóvel, por exemplo, elas chegam a ter uma influência em 67% das decisões.

Mas, de acordo com o estudo realizado em finais de 2007, esta nova geração de tweens (entre a infância e a adolescência) revela preocupações de poupança e planeamento surpreendentes.


Quando questionados sobre o que fariam se dispusessem de uma grande quantia, 66% responderam que "guardariam o dinheiro no mealheiro ou no banco".


As respostas levam os autores do estudo a concluir que esta nova geração, em regra mais informada e selectiva, representa uma "mudança de paradigma", assumindo uma "tendência contrária ao endividamento nacional dos anos mais recentes".

Isto, tendo em conta os padrões actuais, medidos recentemente pelo Banco de Portugal, que apontam para uma queda de 7,9% na poupança dos portugueses em 2007 e para o aumento dos níveis de endividamento das famílias para os 129% do rendimento disponível anual.


Para a Consumer Insight OMG, a aparente nova atitude, mais racional, no uso do dinheiro "é também resultado do processo de aprendizagem na gestão das mesadas".


O estudo refere que 56% das crianças entre os 7 e os 12 anos recebem dinheiro dos pais para gerir, a título de semanada ou mesada, rondando esse valor, em média, os 30 euros mensais, o equivalente a 360 euros anuais.

Neste escalão etário, que representa 15% da população portuguesa, as crianças estão particularmente expostas aos média, à publicidade e à tecnologia.


Quase metade (44%) dispõem de televisão no quarto, sendo que 55% afirmam gostar de ver publicidade.


As marcas que gozam de maior notoriedade entre este grupo são, por ordem descendente, os sumos, bolachas, cadeias de distribuição, telecomunicações e congelados.Outro dado relevante é que uma em cada cinco crianças entre os 5 anos e os 12 anos de idade tem um telemóvel, com 70% a utilizá-lo para enviar SMS várias vezes ao dia.


Quanto à internet, daqueles que a ela acedem, a grande maioria (73%) fá-lo a partir de casa, sendo que apenas 23% utiliza a internet na escola.

No acesso à internet, existe um elevado grau de autonomia, uma vez que 71% fazem consultas sozinhos, sem a companhia dos pais, o que só se verifica em 24% dos casos.


A chamada geração Net, nascida depois de 1995, nasceu com um rato nas mãos e um écrã de computador como janela para o mundo, ensinando, pela primeira vez, pais, avós e professores.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que se passa com as nossas apresentadora e psicóloga?
Onde pára a boa disposição? Aquilo que faz os ouvintes ligarem e quererem participar?
Porque mudou o formato do programa?
Por favor, voltem ao formato antigo!!!!