Antena 1 RDP Madeira das 15 às 16 horas.

X

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Férias.

O Verão está naturalmente associado às férias.

Sobretudo quando se fala de juventude, dado que o período escolar é interrompido por três meses; e o que a malta jovem mais quer é divertimento e menos estudo.

No entanto, alguns adolescentes optam por ocupar uma parte das férias de Verão a trabalhar.
O motivo principal é ganhar dinheiro.

Chegam a esta idade e gostam de ser independentes, para além de que o trabalho de Verão para jovens é uma forma privilegiada de desenvolvimento de competências; uma boa forma dos jovens perceberem quais as tarefas de que mais gostam, aquelas para as quais sentem mais jeito ou não se sentem tão aptos, servindo como autênticas actividades de exploração vocacional.


O trabalho de Verão permite aos adolescentes a independência financeira dos pais.
Dá-lhes também a oportunidade de conhecer o mundo do trabalho e de olhar para a sociedade e perceber as taxas de desemprego e os muitos sacrifícios dos pais.
Começam a perceber que com o 10º ou 11.º ano e até mesmo com o 12º não encontram quase nada de jeito; que os trabalhos são precários e que os ordenados são insuficientes para as despesas básicas.

Então Pergunto:

Porque motivo se vêem poucos jovens a trabalhar nas férias?
Porque exigem férias com os amigos e não com a família?
Que lugar há para as férias em família; o que são ou o que deveriam ser?
E para si, como seriam as férias ideais?

Participe neste X da Questão que hoje sai de antena para umas merecidas férias.

Obrigada a todos os que diariamente tiveram a “paciência” de me escutar e a gentileza de ler e participar no blog que criei para este programa, embora com muitas e continuadas dificuldades técnicas, mas que a minha teimosia de uma forma ou de outra ajudou a ultrapassar.

Obrigada àqueles que na rua pediam para falar deste ou daquele tema.

Obrigada aos desconhecidos que me abordaram com uma palavra de incentivo e de apreço.
Obrigada aos técnicos que fizeram tantas vezes mais do que deviam.

Obrigada aos que em casa aturaram os meus maus humores pelo cansaço acumulado.

E obrigada também àqueles que na sua mediocridade, cultura do “maldizer” e do “deita abaixo” contribuíram para os resultados.
Sem eles, por certo, o programa não teria sido o que foi!!!
“Porreiro, pá”. Voltem sempre!

Mas sobretudo obrigada aos ouvintes que acompanharam os X de tantas Questões, manifestaram livre e educadamente as suas opiniões, telefonaram antes, durante e depois dos programas, àqueles que como eu se indignaram e brincaram com os variadíssimos temas que por aqui passaram, fossem eles do “meu” Marítimo ou do Nacional.

Agradeço mesmo!
Bem hajam.

Xana.

3 comentários:

Anónimo disse...

As férias são mais que merecidas.
O x da questão é uma equação cuja solução é a sua continuidade aumentada (no tempo)e,necessariamente reformulda e melhorada no conteudo (a responsável não é de "capinar"sentada).
De antenas no ar até ao regresso da emissão,nemque seja para "O Y da solução"......

Anónimo disse...

Olá D.Xana,
Eu e as minhas amigas aguardamos com alguma ansiedade o regresso do x da questão.
Será que me poderia dizer se o programa regressa agora em setembro?

Muito obrigada,
Ouvintes atentas e assiduas do programa x da questão.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Gostaria de expressar a minha profunda tristeza e desilusão por terem acabado com ao programa o “ x da questão”.
Um programa didático, que informa,ensina e alerta sobre temas do nosso quotidiano.
Mas acima de tudo, por ser um programa interactivo, no qual se podem partilhar opiniões e nos quais muitas vezes se podem reflectir sobre problemas pessoais. Esse foi o meu caso. Um programa dedicado ao dia dos namorados, fez-me pensar sobre o meu casamento.
O que li no blog, fez-me chorar. Desde esse dia, mudei a minha atitude. Começei a dar mais atenção ao meu companheiro.
Começei pela 1ª vez a surpreendê-lo. A escrever-lhe bilhetes românticos, a enviar-lhe flores para o escritório entre tantas outras surpresas.
Apaixonei-me de novo pelo meu marido e o melhor de tudo foi que tive o retorno.
O vosso trabalho é essencial para quem está em casa, confuso, perdido e desanimado.
O programa foi sem dúvida uma lufada de ar fresco na antena 1.
Bem hajam pelo trabalho que ambas fizeram.

cumprimentos